ser ou não ser, eis a questão!


Estamos em um período de decisões, e elas devem ser estratégicas para aproveitarmos as novas situações que estão aparecendo nesse cenário atual.

E como identificar essas situações? Como adaptar essas novas oportunidades à realidade do meu empreendimento? Sabe aqueles famosos pilares: Missão, Visão e Valores? Eles podem te ajudar!

Todas as decisões tomadas em um empreendimento são facilmente norteadas se houverem Missão, Visão e Valores consistentes! Aqui vão algumas dicas para te ajudar a criar esses pilares:

Missão

Imagem por faye_yuyun no PixabayPense que para elaborar a missão, você deve fazer perguntas como: O que? Pra quem? Porque? Como? e Onde? Sempre relacionando ao seu empreendimento.

Basicamente, essas perguntas definem o seu momento presente, seu público alvo, como mostrar seu produto e porque essa empresa existe. É interessante mostrar também nessa etapa a responsabilidade social do seu empreendimento.

Visão

Imagem por Free_Photos no PixabayAqui devemos pensar em longo prazo, criando o futuro da empresa. Para isso, devemos refletir sobre: Qual é o nosso objetivo e a força que nos move em direção a ele? Quais são nossos pontos fortes e fracos? O que queremos realizar como empresa?

Falando de maneira ainda mais simplista, onde e como você quer o seu empreendimento em 5 ou 10 anos.

Valores

Imagem por moshehar no PixabayEsse pilar apoia os dois primeiros! Tudo que você acredita está aqui, fazendo uma conexão entre o momento presente e o futuro do seu empreendimento! É também a junção de todas as qualidades da sua empresa! Enfim, pergunte-se: Como devo me relacionar com meu cliente? Qual o valor que meus produtos ou serviços agregam a vida das pessoas?

Lembrando que, pode-se elaborar essas informações de forma bem simplificada em uma única frase ou pode-se criar um texto bem completo e específico, com a divisão clara entre esses três pilares.
Algumas empresas escolhem mostrar aos seus clientes apenas a missão, incluindo nela os valores, deixando a visão apenas como o objetivo da empresa, servindo de guia para sua atuação.

Quer simplificar ainda mais? Comece assim: O que fazemos? Como fazemos? Porque fazemos? Quando fazemos? Desta forma você conseguirá basicamente pensar em todos os critérios básicos relevantes para guiar suas atitudes como empresa!

Nesse processo, é você quem escolhe como sua empresa vai se relacionar com o cliente! Não há escolhas certas ou erradas, apenas escolhas a serem tomadas. Para cada área de atuação há decisões diferentes a serem tomadas!

Reveja esses pilares após alguns anos e defina se eles precisam de melhorias ou se continuam congruentes com as crenças de seu empreendimento! Afinal, com o tempo, todo cenário global se modifica, a empresa cresce ou para de crescer e por vezes são necessárias algumas adaptações, sem modificar a essência do empreendimento.

Para finalizar, colocarei aqui de forma simplificada a Missão da Minuta Linguagem Visual, como exemplo:
"Conduzimos os clientes através de um processo criativo cujo objetivo é transmitir ideias e conceitos ao seu público alvo.
Esse processo criativo resulta em um conjunto de informações visuais como logotipo, website, cartão de visita e imagens para redes sociais."
Gostou desse artigo? Esperamos que ele tenha ajudado você a se comunicar melhor como empresa! E se precisar de imagens para comunicar esses critérios, conte com a Minuta Linguagem Visual nesse processo!
Até a próxima!

Desenhos: Minuta Linguagem Visual - Fotos Missão Visão e Valores: Pixabay (faye_yuyun, free_photos,moshehar)

Veja também...