ser ou não ser, eis a questão!
Estamos em um período de decisões, e elas devem ser estratégicas para aproveitarmos as novas situações que estão aparecendo nesse cenário atual.
E como identificar essas situações? Como adaptar essas novas oportunidades à realidade do meu empreendimento? Sabe aqueles famosos pilares: Missão, Visão e Valores? Eles podem te ajudar!
Todas as decisões tomadas em um empreendimento são facilmente norteadas se houverem Missão, Visão e Valores consistentes! Aqui vão algumas dicas para te ajudar a criar esses pilares:
Missão

Basicamente, essas perguntas definem o seu momento presente, seu público alvo, como mostrar seu produto e porque essa empresa existe. É interessante mostrar também nessa etapa a responsabilidade social do seu empreendimento.
Visão

Falando de maneira ainda mais simplista, onde e como você quer o seu empreendimento em 5 ou 10 anos.
Valores

Lembrando que, pode-se elaborar essas informações de forma bem simplificada em uma única frase ou pode-se criar um texto bem completo e específico, com a divisão clara entre esses três pilares.Algumas empresas escolhem mostrar aos seus clientes apenas a missão, incluindo nela os valores, deixando a visão apenas como o objetivo da empresa, servindo de guia para sua atuação.
Quer simplificar ainda mais? Comece assim: O que fazemos? Como fazemos? Porque fazemos? Quando fazemos? Desta forma você conseguirá basicamente pensar em todos os critérios básicos relevantes para guiar suas atitudes como empresa!
Nesse processo, é você quem escolhe como sua empresa vai se relacionar com o cliente! Não há escolhas certas ou erradas, apenas escolhas a serem tomadas. Para cada área de atuação há decisões diferentes a serem tomadas!Reveja esses pilares após alguns anos e defina se eles precisam de melhorias ou se continuam congruentes com as crenças de seu empreendimento! Afinal, com o tempo, todo cenário global se modifica, a empresa cresce ou para de crescer e por vezes são necessárias algumas adaptações, sem modificar a essência do empreendimento.
Para finalizar, colocarei aqui de forma simplificada a Missão da Minuta Linguagem Visual, como exemplo:
"Conduzimos os clientes através de um processo criativo cujo objetivo é transmitir ideias e conceitos ao seu público alvo.Gostou desse artigo? Esperamos que ele tenha ajudado você a se comunicar melhor como empresa! E se precisar de imagens para comunicar esses critérios, conte com a Minuta Linguagem Visual nesse processo!
Esse processo criativo resulta em um conjunto de informações visuais como logotipo, website, cartão de visita e imagens para redes sociais."
Até a próxima!
Desenhos: Minuta Linguagem Visual - Fotos Missão Visão e Valores: Pixabay (faye_yuyun, free_photos,moshehar)